10 passos para se tornar uma Miss

1

10 passos para se tornar uma Miss

Por Gláucia Tavares

Os concursos de Miss voltaram com tudo! Tornar-se Miss, nos dias de hoje, ainda é o sonho de muitas mulheres e seu título continua impactando na sociedade da mesma maneira que nos anos dourados, fazendo parte de uma composição que promove um estereótipo de beleza feminino. Atualmente, o perfil das candidatas muito se assemelha ao perfil das modelos, com medidas aproximadas de 90-60-90 cm e, a projeção nacional e internacional para a carreira de modelo, ainda é o principal motivo que move a busca pelo cetro de Miss. Porém, o concurso não analisa somente a beleza da mulher, mas também a simpatia e a desenvoltura dentro e fora das passarelas, como por exemplo, saber lidar com adversas situações que podem surgir em meio ao concurso.

Com a experiência adquirida à frente da coordenação artística do Miss Ceará Universo desde 2014, listei aqui os 10 passos mais importantes para quem quer se tornar uma Miss, espero que gostem!

Passo 1 – Por onde começar:

O primeiro passo é ter certeza do que realmente se quer, pois, uma miss precisa, além da beleza, ter disponibilidade para cumprir vários compromissos e uma agenda bastante corrida. Com a escolha definida, o próximo passo é procurar uma agência de modelos profissional para instruí-la na preparação. Aulas de passarela, postura, maquiagem e etiqueta social são de fundamental importância para se ter sucesso.

Passo 2 – Qualidades físicas essenciais:

Cada concurso de beleza tem o seu regulamento e regras que precisam ser respeitadas por todas as candidatas. O Miss Brasil Universo, o mais importante concurso de beleza do Brasil, elege a mulher mais bela residente no país, e, para participar deste concurso os requisitos básicos são: ser do gênero feminino, moradora brasileira por um período de pelo menos 12 meses antecedente ao concurso, ter entre 18 a 26 anos, ter estatura mínima de um metro e sessenta e oito centímetros, nunca ter sido casada ou possuir um casamento anulado, não ser emancipada, não estar grávida, nunca ter sido mãe e nunca ter posado para fotos com partes íntimas a mostra. Não ser completamente magra e ter quadril e bustos medianos também fazem a diferença para os jurados, com as medidas aproximadas de 90 cm de quadril, 60 cm de cintura e 90 cm de busto. Um rosto bonito e bons atributos físicos também são avaliados.

Passo 3 – Preparação física:

Para toda mulher que presa sua beleza existe uma preparação especifica, mas para as que desejam ser Miss é necessário que tenha dedicação total ao corpo e a beleza assim levando à risca todas as dietas e atividades físicas que as mesmas necessitam realizar para estar impecável no desfile de biquíni. Exercícios aeróbicos, pilates e musculação devem fazer parte da rotina de preparação de uma Miss. Algumas mulheres que ganharam concursos de Miss, acabaram conseguindo isso por se alterarem fazendo plásticas, implantes, entre outras coisas. Hoje em dia isso é permitido e, as plásticas mais comuns são a colocação de próteses de silicone, a lipoaspiração e lipo-escultura e a rinoplastia.

Passo 4 – Alimentação:

A alimentação deve ser balanceada e rica em vitaminas. Evitar açúcar, fritura, refrigerantes, alimentos congelados e condimentados. Além disso, a candidata deve beber bastante água (de 2 a 3 litros por dia) para garantir uma pele bonita e a hidratação necessária, evitar bebidas alcoólicas e ficar longe do cigarro para manter a saúde do corpo.  Aposte em frutas pouco calóricas, saladas, suco verde e proteínas magras como o frango grelhado.

Passo 5 – Cuidar da pele:

A Miss precisa cuidar de sua pele todos os dias, de manhã e de noite. Pela manhã comece a limpeza com um creme ou loção adequados ao seu tipo de pele. Depois aplique um tônico e em seguida passe uma camada de hidratante (dê preferência aos com filtro solar) em todo rosto e pescoço e espere alguns minutos antes de usar a maquiagem. À noite faça uma boa limpeza no rosto e pescoço, removendo toda a maquiagem. Depois aplique uma camada fina de hidratante, aproveitando para massagear o rosto e pescoço com o creme. Se sua pele for muito seca, você vai precisar de um creme nutritivo à noite. Limpar, tonificar, hidratar, nutrir, aplicar máscaras ou fazer peeling; cada passo tem seus segredos e as indicações corretas. Por isso, é importante que você tenha o acompanhamento de uma esteticista, principalmente se você tem pele com acne.

Passo 6 – Cuidar dos cabelos:

O cuidado com os cabelos começa na lavagem, com a escolha do xampu ideal para o seu tipo de cabelo, que pode ser seco, normal ou oleoso. Se você tem algum tipo de química como tintura, mechas ou alisamento, procure manter os cabelos bem tratados com banhos e máscaras de creme com proteínas. E lembre-se: aprenda a arrumar seu cabelo de uma forma que eles pareçam ter sido feitos por um profissional. Com o dia-a-dia agitado de uma Miss nem sempre é possível ir a um salão para arrumar os cabelos, portanto, saber usar o secador, a prancha e o modelador de cachos é um ponto positivo.

Passo 7 – Cuidar dos dentes:

Dentes bem cuidados e branquinhos são fundamentais para um sorriso bonito, portanto, procure logo um bom profissional para lhe orientar e fazer o que for preciso para que seus dentes fiquem lindos. Cuide sempre do seu hálito e escove seus dentes 3 vezes ao dia, no mínimo.

Passo 8 – Oratória:

Outro requisito de extrema importância é a oratória, pois é preciso estar preparada, caso vença, para sempre responder bem as perguntas feitas no momento da premiação e nas entrevistas. Para se sair bem nas respostas, é necessário que a Miss, além de ter uma boa dicção, esteja por dentro de assuntos da atualidade, e conheça bem seu município, estado e país. Portanto, ler bastante é uma das melhores atividades preparatórias pois, além de bonita, a Miss deve ser culta e inteligente.

Passo 9 –Cuidar da imagem:

Zelar pela imagem é fundamental. Uma candidata a Miss ou a um concurso de beleza deve prezar pela sua reputação, ou seja, não fazer escolhas ou tomar atitudes que possam agredir sua moral ou conduta. Outra dica importante: vista-se de maneira discreta e elegante com roupas que favoreçam o seu tipo físico. Que tal pedir ajuda a um profissional e correr atrás de patrocínios de boas marcas para fazer um guarda-roupa chic a atual?

Passo 10 – Ter personalidade:

Ser comunicativa, gostar de pessoas, ser sorridente e ter simplicidade são características que marcam positivamente a candidata. São poucos minutos para mostrar o que se tem de melhor, por isso, ser simpática, verdadeira e elegante marcam presença e contam pontos. Portanto, para disputar um concurso de beleza não basta apenas um rosto e um corpo bonito, a elegância, leveza e a cultura também devem entrar na passarela.

Enfim, espero que essas dicas valiosas lhe ajudem a fazer a escolha certa. No mais, se esse é o seu sonho, corra atrás dele! Lembre-se: uma vez eleita, uma Miss jamais perde o título pois ele vai ser sua marca registrada e lhe acompanhar para sempre. Boa sorte!

*Miss Ceará Universo será transmitido pela TV Jangadeiro no dia 01 de agosto, sábado, a partir das 20h. Realização Jangadeiro/Band. Coordenação Artística Gláucia Tavares.

*Melissa Gurgel, Miss Ceará e Miss Brasil 2014. Foto by Cláudia Rebouças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s