Profissão de modelo, por onde começar.

Modelo, uma profissão que projeta uma imagem de brilho, beleza e glamour. Sob os holofotes, as top models mais consagradas do mundo inspiram milhares de adolescentes que buscam trilhar o mesmo caminho. Porém a trajetória do sucesso não é fácil, pois requer muito esforço e dedicação. Ser modelo não é só fotografar e ganhar dinheiro, não. Ser modelo – modelo de verdade, com booker, agência e nome na praça é trabalhar muito, vencer muitas dificuldades, ouvir muitos “nãos” e, apesar de tudo, estar sempre numa boa, com a beleza em dia e totalmente disponível para o trabalho, que pode pintar a qualquer momento ou durar meses. Se você está pensando em entrar nessa – e disputar um lugar ao sol em meio a tanta concorrência – é bom ir sabendo direitinho o que é a realidade dessa profissão tão glamourosa, que faz a cabeça e enche de ilusões milhões de jovens no mundo inteiro.
No universo feminino da moda, atualmente não existe um padrão único de beleza. Ele perdeu sua antiga rigidez, dando espaço a novos tipos para representá-lo. É claro que algumas exigências continuam se impondo, e as modelos que vão brilhar nas passarelas precisam ter uma boa altura e um corpo magro e bem proporcionado. Já a modelo fotográfico não precisa ser tão alta, desde que tenha formas harmoniosas, traços equilibrados, e que sua pele, cabelos e dentes sejam saudáveis e bem tratados. Por isso, se você acredita nas suas qualidades, não desanime. O começo é sempre o começo para todo mundo.
Como você sabe, a área de trabalho é muito grande, oferecendo um leque enorme de possibilidades. Desfilar para os grandes nomes da alta costura, fazer comerciais de televisão ou ser capa de revista são apenas algumas das opções que a carreira oferece. Em função disso, a padronização de tipos é impossível e o que vale mesmo é adequar cada tipo de imagem ao trabalho oferecido. Mas ainda que você pretenda ser unicamente modelo fotográfico, é importante aprender os truques das modelos de passarela.
Como já foi dito, os pré-requisitos básicos para uma boa profissional de passarela é ter uma boa altura e um corpo esguio, com manequim variando entre 36 e 38 (exceção feita para as modelos plus size, tamanhos especiais, a partir do 46). É fundamental ter um andar natural, elegante, com uma boa postura e, principalmente, atitude.
O passo inicial a ser dado é frequentar um curso de modelo e buscar informações sobre o mercado. O segundo passo é se agenciar e esperar ser chamada para os primeiros trabalhos. Para se cadastrar você precisará de fotos profissionais e preencher uma ficha com seus dados. As agências de modelo trabalham diretamente com as agências de publicidade, produtoras de vídeo, produtores de moda, revistas, além dos seus próprios desfiles. O próximo passo é obter o registro profissional (DRT) através do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará – SATED/CE. O órgão ajuda a fiscalizar e exigir o cumprimento dos direitos dos modelos profissionais em nosso estado.
Enfim, espero que tenham gostado de mais um post com dicas sobre o nosso mercado de moda, modelos e que merece o respeito de todos! Um beijão!

3 comentários sobre “Profissão de modelo, por onde começar.

  1. Consuelo Sampaio disse:

    Oi Gláucia
    Posso dizer que adorei esse post e a partir de hoje começarei a acompanhar o site, até porque quero ser modelo, é uma profissão dificil, em que é necessario esforço e dedicação mas é oque gosto de verdade.
    Adoraria que você me informasse algum email para que perguntas acerca de bons cursos no Ceará fossem respondidas, agradeço deste já.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s