Regras de etiqueta ao celular

  
Com o avanço da tecnologia, os telefones celulares (smartphones) se tornaram uma extensão do nosso corpo, não é mesmo? Mas nem todos sabem a forma correta de utilizá-los, e, desenvolver bons hábitos de comunicação, são habilidades muitos importantes que todos devemos aprender. 

Mantenha o tom. Quando você estiver atendendo ao celular, você nem sempre sabe quem está do outro lado da linha. Atender mais formalmente irá iniciar qualquer conversa que você esteja prestes a ter de forma positiva. Nada de digitar ou atender com “E aí?” 

Se você sabe quem está ligando, sinta-se livre para dizer “Oi, Tom! Como vai você?” Se você não reconhece o número, ou o número está listado como “desconhecido”, atender fica a seu critério. 

Importante: a última coisa que você quer é dar aos atendentes de telemarketing informação demais! Se a pessoa estiver desconfiada ou não quiser dizer quem é, lembre-se: você não tem obrigação de falar com ela. 

Se você escolher atender, esteja ciente de que a pessoa do outro lado da linha está provavelmente pensando em negócios e responda de acordo. Seja cuidadoso sobre dar seu nome para estranhos. Um simples “Alô?” é o suficiente.

Concentre-se na conversa. Faça a expressão que você quer projetar antes de pegar o celular. Se você estiver sorrindo, de cara feia, ou entediado, a pessoa do outro lado ouvirá isso em sua voz.

Sempre se identifique. Se é você quem liga ou, simplesmente envia uma mensagem pelo WhatsApp ou messenger, o correto é se identificar inicialmente. Depois dizer quem o indicou e em seguida o assunto a ser tratado. Se é o interlocutor que não se apresentar, diga “Quem fala?” 

Se possível, vá para um lugar quieto para não perturbar outras pessoas com sua conversa e para que você possa ouvir mais claramente. Também não fique ouvindo música em volume alto. Lembre-se de usar um fone de ouvido para não incomodar ninguém, pois nem todos querem ouvir a sua música. Obs.: Nada de ringtones engraçadinhos, ok.

E, por fim, Lembre-se de desligar o celular corretamente. Você não quer deixar ninguém chateado por desligar abruptamente ou deixar a pessoa na linha esperando.

Espero ter ajudado com essas dicas. Bjussssssss!

2 comentários sobre “Regras de etiqueta ao celular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s