Elegância é tudo!

E é mesmo! Durante muito tempo (e põe tempo nisso!) ministrando cursos de modelo e aperfeiçoamento social, posso dizer que elegância é fundamental. Na agência recebo meninas lindas, mas às vezes, sem noção alguma de como andar de salto alto, se portar, ou mesmo se vestir corretamente. São diamantes brutos, prontos para a lapidação, que começa logo no primeiro dia com a aula de andamento. Aí vem as primeiras dicas: andar com um pé na frente do outro em linha reta, ser discreta ao andar, manter a cabeça erguida, e etc. Posso dizer, sem sombra de dúvidas, que formei grande parte das profissionais bem sucedidas em várias áreas, quer seja na carreira de modelo, ou mesmo profissionais liberais, empresárias e executivas de grandes empresas. Enfim, saber que fiz parte da construção de várias personalidades de sucesso em nosso estado me enche de orgulho. Então, só posso dizer que me sinto realizada também, e muito! Vou compartilhar com vocês, leitores que me acompanham, dicas que poderão fazer a diferença em algum momento de suas vidas.

Quando falo que elegância é tudo, realmente quero dizer que a boa educação abre portas. Andar corretamente e saber as regrinhas básicas de etiqueta, podem torná-la autoconfiante. Etiqueta social é sinônimo de educação, elegância e, principalmente, respeito. Ela está associada a diferentes aspectos, como linguagem verbal, linguagem corporal, vestimentas, saudações, etc. É claro que nada substitui o talento e a competência que vem do conhecimento, de nossas habilidades e ainda das atitudes que formam nossos valores éticos. Comportamentos éticos e adequados, sem dúvida, nos tornam mais confiantes em nossa atuação social e profissional. Então, tenhamos sempre em mente que, ser elegante não depende só de como estamos vestidas mas sim de nossas atitudes. Charme e elegância têm origem na formação educacional, o que se adquire depois é através das regras de etiqueta necessárias para o ingresso com perfeição na sociedade. 

História da Etiqueta

Ao longo do tempo, a civilização e a cultura foram impondo para a sociedade determinados padrões de comportamento, que são considerados os adequados e corretos. Regras de convívio chamado “etiqueta social” porque trazem respeito ao outro, cumprindo sua função na vida coletiva. Etiqueta é o conjunto das regras que norteiam nossos comportamentos. Cada povo, cada cultura, cada época, tem seus próprios códigos comportamentais. Segui-los é uma arte que pode ser aprendida e dominada segundo bom-senso, conhecimento e, sobretudo, respeito pela dignidade dos Seres com quem convivemos. “Etiqueta não é futilidade, mas sim bons costumes e boas maneiras, essenciais. Agir dentro da etiqueta social é, sem dúvida, usar bom senso, uma vez que as regras evoluem e se adaptam à era em que  vivemos.”

Então, gostaram da dica? Até a próxima e obrigada! 

Foto de Cláudia Rebouças para Curso de Modelo Gláucia Tavares Models.

Fonte: Apostila Curso de Modelo e Aperfeiçoamento Social Gláucia Tavares.

  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s