A beleza da Renda Renascença

IMG_7027 (533x800) (426x640)

A Renda renascença é uma técnica têxtil artesanal, que teve sua origem em Veneza, na Itália, no século XVI, e foi introduzida no Brasil por freiras europeias. O bordado delicado difundiu-se por aqui pelas mãos das rendeiras nordestinas, que passam a arte de geração em geração. As rendas renascença são famosas pelo estilo de bordado feito exclusivamente à mão, com traços marcantes, em que predominam pontos exclusivos e entrelaçados delicados.

Sua trama é executada a partir de um desenho riscado em papel manteiga, fixado em almofada e executada com agulha comum, utilizando linha e lacê (fita de algodão que une as tramas). As peças demoram de semanas a um ano para ficarem prontas, dependendo do tamanho. Neste traçado, desenhos concêntricos se projetam em linhas sinuosas e divergentes. A produção chegou ao Nordeste na primeira metade do século XX e hoje se concentra, principalmente, em Pernambuco, Paraíba e no Ceará.

As peças elaboradas com essa arte são extremamente valorizadas, principalmente na alta-costura. Estilistas como a alagoana Martha Medeiros e a cearense Almerinda Maria (foto) despontam no cenário fashion internacional e são as queridinhas da moda trabalhada com com a renda renascença.

  • Arianne Miranda, Miss Ceará 2015, vestindo Almerinda Maria para ensaio oficial do Miss Ceará Universo.

Um comentário sobre “A beleza da Renda Renascença

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s